VOCÊ ESTA EM :

Home > Notícias > Workshop discute federalismo e políticas sociais

Notícias


Workshop discute federalismo e políticas sociais

08/06/2016

Em que medida o federalismo influencia na expansão, na elaboração e na implementação de políticas sociais? Quais as consequências do federalismo para o welfare state? Em que grau as principais políticas sociais argentinas e brasileiras são semelhantes e diferentes? Para começar a responder a essas e outras perguntas,  o Workshop "Federalismo e Políticas Sociais na Argentina e no Brasil" foi realizado em 08/06/2016, durante um dia inteiro, na sala 2094 da FAFICH/UFMG, no campus Pampulha. O objetivo foi reunir e sistematizar informações e inferências que já foram levantadas no decorrer das atividades que integram a pesquisa "Federalismo e Políticas Sociais na Argentina e no Brasil: uma análise das políticas de educação, saúde e assistência social", apresentando-as aos interessados. 

A abertura do evento contou com a participação do chefe do Departamento de Ciência Política (DCP) da UFMG, professor Manoel Leonardo Wanderley Santos, e, na sequência, foi a vez de os professores do DCP/UFMG Márcia Miranda Soares e José Angelo Machado apresentarem questões relacionadas ao federalismo e às políticas sociais na Argentina e no Brasil pesquisadasaté aqui. Logo após, a professorado DCP/UFMG e coordenadora do Publicus, Telma Maria Gonçalves Menicucci, apresentou dados mais específicos sobre as relações entre federalismo e saúde nesses países e, à tarde, o sistema de proteção social e de transferência de renda e suas ligações com o federalismo nessas nações foi esmiuçado pela professora do DCP/UFMG Geralda Luzia de Miranda. A doutoranda Edith Cunha,vinculada ao Publicus, abordou informações relativas ao federalismo e às políticas de assistência social nesses países. Já os alunos bolsitas Ariel Pinheiro e Ismael Deyber apresentaram o banco de dados construído em virtude da pesquisa até aqui. Encerrando os trabalhos, os pós-graduandos Carina Rabelo, Jéssica Viana e Vinicius Lopes, vinculados ao Publicus, expuseram as relações entre federalismo e políticas de educação da Argentina e do Brasil que já foram pesquisados.  

Para saber mais informações sobre o que foi discutido durante o evento, clique aqui e tenha acesso a materiais didáticos utilizados em apresentações.

 

Banner de Programação do Workshop

 

Mesa de Abertura. Na foto: professor Manoel Santos, Telma Menicucci e Márcia Soares

 

 Apresentação sobre Federalismo e Políticas Sociais com os professores José Angelo e Márcia.

Apresentação sobre Federalismo e Políticas Sociais na Argentina e no Brasil com a professora Telma.

 

 Apresentação sobre Federalismo e Políticas de Assistência Social com a doutoranda Edite Cunha.

 

Apresentação sobre Federalismo e Políticas de Educação na Argentina e Brasil com a mestranda Carina.