VOCÊ ESTA EM :

Home > Notícias > Seminário A Política de Assistência Social no Brasil e na Argentina

Notícias


Seminário A Política de Assistência Social no Brasil e na Argentina

16/03/2016

O Seminário Internacional "A Política de Assistência Social no Brasil e na Argentina", realizado no dia 31/03/2016, constituiu-se como um importante espaço de discussão sobre as principais ações da assistência social nos dois países, abordando também os avanços e os desafios que se colocam ao seu aprimoramento na atualidade. 

Participaram do debate, que ocorreu no Centro de Atividades Didáticas II do campus da Pampulha da UFMG, cerca de 600 pessoas, incluindo gestores e técnicos da SEDESE e de prefeituras municipais do Estado de Minas Gerais envolvidos com a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), prefeitos e secretários municipais da área de assistência social, pesquisadores brasileiros e argentinos, alunos dos cursos de graduação em Gestão Pública e Ciências Sociais e da pós-graduação em Ciência Política da FAFICH/UFMG.

Compuseram a mesa de abertura o Secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE), Deputado Estadual André Quintão; a Subsecretária de Assistência Social (SUBAS), Sra. Simone Albuquerque; o Diretor da FAFICH, Prof. Carlo Gabriel Kszan Pancera; o Chefe do Departamento de Ciência Política, Prof. Manoel L. W. Santos; e a Coordenadora do Publicus, Profª Telma Menicucci. 

A discussão sobre as ações, os avanços e os desafios do SUAS foi organizada em torno das palestras de Simone Albuquerque (SUBAS/SEDESE); Elaine Cristina Lício, pesquisadora do IPEA, Renata Bicchir, professora da USP; e Eleonora Schettini, professora do DCP/UFMG. As ações e desafios das ações socioassistenciais argentinas foram o tema das palestras da pesquisadora Gala Díaz Langou, diretora do Programa de Protección Social de Buenos Aires, e da professora e pesquisadora Roxana Maurizio, da Universidade Nacional de General Sarmiento, em Buenos Aires.  A conferência de encerramento foi proferida pela professora e pesquisadora Luciana Jaccoud, que foi assessora especial do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome e é técnica de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). 

 

 Mesa de Abertura

 

 Palestras