VOCÊ ESTA EM :

Home > Assessoramento/Projetos / Prestação de Serviços

Programa Nacional de Capacitação do SUAS - Capacita Suas

Natureza: Assessoramento

Elaboração do materal didático relativo à Organização e Oferta dos Serviços da proteção Socal Especial do Suas para o Programa Nacional de Capacitação do Suas - Capacita Suas

Equipe: Geralda Luiza de Miranda - Integrante / Eleonora Schettini Martins Cunha - Coordenador / Vera Alice Cardoso Silva - Integrante / Edite da Penha Cunha - Integrante / Maria Amélia G. C. Giovanetti - Integrante / Natália Satyro - Integrante.
Período: 02/2014-02/2015

Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente: A gestão de Entidades de Assistência Social de acolhimento à criança e ao adolescente no município de Belo Horizonte.

Natureza: Projetos

O projeto tem como foco a gestão das Entidades de Assistência Social que prestam atendimento à criança e ao adolescente no município de Belo Horizonte. Seu objetivo é contribuir para a melhoria da gestão dessas entidades, aumentando sua eficácia no alcance dos objetivos estabelecidos pela legislação, que se relacionam com a promoção e a proteção dos direitos de crianças e adolescentes em situação de risco social. O projeto conta com o apoio do Forum de Entidades de Assistência Social, Promotoria da Infância e da Juventude, Juizado da Infância e da Juventude, Prefeitura de Belo Horizonte e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

Equipe: Geralda Luiza de Miranda, Kaianan Maue Santos Rosa, Vera Alice Cardoso da Silva, Ana Carolina de Souza, Ingrid Lamounier Machado, Jéssica Karoline da Cruz, João Paulo de Oliveira Aguiar, Adriana dos Santos Barbosa, Lucas Maroca de Castro, Renata Damasceno de Sousa, Lucilene Aparecida da Silva, Débora Maria David Luz, Priscila Luana Romualdo de Freitas e Eduardo Moreira da Silva. Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão da UFMG - Bolsa.
Período: 2011 - atual

Captação de Recursos para Entidades de Assistência Social: Elaboração de Projetos

Natureza: Projetos

O projeto refere-se à organização e implementação de curso de Extensão destinado a trabalhadores de entidades privadas de assistência social e do Ministério Público de Minas Gerais. É uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas - Publicus, em parceria com a Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, do Ministério Público de Minas Gerais. Sua realização parte da constatação de que a captação de recursos financeiros é um aspecto importante e pouco desenvolvido na rotina das Entidades de Assistência Social que atuam na área da criança e do adolescente em Minas Gerais. Assim, um curso de capacitação dos profissionais que atuam na área, em especial os das Promotorias do Ministério Público e das próprias Entidades, para responder às exigências dos editais de financiamento de projetos, abertos pelo setor público e por instituições privadas, é um estímulo à ampliação desta competência. Por parte do Ministério Público, essa iniciativa está em consonância com sua atribuição constitucional de defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis, incluindo a proteção, fiscalização e promoção de direitos difusos e coletivos. Por parte do Publicus, o curso inscreve-se em sua vocação enquanto organização acadêmica voltada para estudos e pesquisas em Gestão Pública e Políticas Públicas.

Equipe: Geralda Luiza de Miranda, Márcia Miranda Soares, Vera Alice Cardoso Silva e Camylla Carolyna Cotta.
Período: 2012-2012

Planejamento da Equipe Regional de Proteção Social Básica do SUAS/BH

Natureza: Projetos

O projeto tem por objetivo orientar as discussões e sistematizar decisões relativas ao planejamento de um um novo serviço, denominado Equipe Regional de Proteção Social Básica, a ser ofertado no âmbito da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do município de Belo Horizonte. Trata-se de subsidiar as equipes envolvidas na gestão da Proteção Social Básica do SUAS/BH com os aportes teóricos e metodológicos necessários a esse planejamento, tendo em vista os parâmetros estabelecidos na regulamentação federal. Cabe ressaltar que a criação do novo serviço implica uma reestruturação mais ou menos ampla da Proteção Social Básica do SUAS/BH. Dois serviços o Plantão Social, Serviço e Serviço Regional de Atenção Básica à Família estão sendo extintos, e seus recursos organizacionais e humanos serão realocados para o novo serviço, de forma a adequar a Proteção Social Básica do município aos parâmetros estabelecidos nacionalmente, bem como suprir regionalmente a inexistência, em todas as microrregiões da cidade, dos equipamentos previstos para a oferta desse nível de proteção, quais sejam, os Centros de Referência de Assistência Social OS CRAS. Por fim, cabe salientar que a reestruturação da Proteção Social Básica do SUAS/BH exige um esforço no sentido de transformar e criar novas estruturas, mudar culturas organizacionais e, no que se refere ao serviço a ser criado, de planejar insumos, estruturar processos de trabalhos, elaborar indicadores de processos e resultados, prever insumos necessários e suficientes para o desenvolvimento do serviço.

Equipe: Geralda Luiza de Miranda, Vera Alice Cardoso Silva, Ana Carolina de Souza e Kaianan Maue Santos Rosa.
Período: 2012-2012

Pesquisa-ação e metodologias participativas para desenvolvimento local através da economia solidária com quilombolas e grupos populares na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Natureza: Serviço

Pesquisa e ações de extensão destinadas à viabilização de empreendimentos econômicos solidários e sua inclusão no mercado, bem como o desenvolvimento de metodologias de planejamento e desenvolvimento de projetos sociais.

Equipe: Geralda Luiza de Miranda, Carlos Roberto Horta, Flávia Assis Alves, Aderval Costa Filho, Luiz Gustavo de Souza Paula e Geraldo Gonzaga Muniz.
Período: 2013-2014